
Maior evento da vela do estado de Sergipe em 2023, a 1ª Regata Sergipe-Bahia vai reunir veleiros de diversos estados em uma regata (corrida de veleiros) que parte do litoral de Aracaju, com chegada na Baía de Todos os Santos. As mais de 150 milhas (300km) de navegação costeira já tornam a regata a 3ª maior do Brasil. O evento é organizado pela Barlavento Consultoria, Iate Clube de Aracaju (SE) e Aratu Iate Clube (BA), e na sua primeira edição homenageia o velejador Sergipano João Conrado Guerra, o Guerrinha.
1. UMA BREVE HISTÓRIA DA VELA SERGIPANA
ICAJU, Barlavento e Vela Oceânica
Os rios Sergipe e Vaza Barris têm algo em comum, além de demarcarem as fronteiras de Aracaju. São verdadeiros paraísos para a prática da vela, seja de lazer ou esportiva. E nosso estado tem história na vela. Há décadas o Iate Clube de Aracaju forma velejadores nas classes Optimist (para crianças e adolescentes), Laser, Snipe e Hobiecat, inclusive com campeões regionais e atletas reconhecidos nacionalmente.
Há cerca de 7 anos, um novo movimento começou no Vaza Barris, região do Mosqueiro, com o surgimento do Grupo Barlavento, sua escola de vela e os eventos realizados para velejadores na região. Fundado por Tiago Gonzalez, e tendo Rodrigo Freitas como grande parceiro do projeto, o Barlavento trouxe uma renovação da vela, incentivando os novos navegadores e permitindo o crescimento de novas flotilhas (grupos de veleiros), a exemplo da Classe Day Sailer (já estamos entre as três maiores do país) e dos veleiros de OCEANO.
2. SERGIPE TEM VELEIROS DE OCEANO
A formação da flotilha de veleiros de oceano
O primeiro veleiro de Oceano da nova flotilha Sergipana, um Skipper21, chegou no Vaza Barris em 2018, partindo da Baía de Todos os Santos, em Salvador, velejou por mais de 30h subindo a costa do litoral baiano, até chegarem finalmente em Aracaju. Em 2020, um novo veleiro realizou a mesma travessia, e o feito chamou a atenção de velejadores de Sergipe, da Bahia e de outras regiões, entrando no Vaza Barris, fato que começou a ser desmistificado o acesso às barras dos rios sergipanos. Nos últimos anos, a flotilha de oceano cresceu, atualmente com 25 veleiros, muitos deles originados da Baía de Todos os Santos, repetindo a travessia de subida da costa baiana diversas vezes.
3. A REGATA SERGIPE-BAHIA – 3ª MAIOR REGATA DO PAÍS
Subimos no inverno e descemos no verão.
A regata surgiu do desejo destes velejadores de oceano de repetirem o trajeto que trouxe os veleiros pra Sergipe, mas aproveitando os ventos típicos do verão que favorecem o percurso contrário, descendo de Aracaju para Salvador. Já surge como a terceira maior regata de percurso oceânica do Brasil, atrás apenas da REFENO – Recife Fernando de Noronha (300 milhas náuticas), e da Regata Santos – Rio (190 milhas náuticas).
As cerca de 160 milhas náuticas, quase 300km, de navegação costeira terão como bases de partida e chegada o Iate Clube de Aracaju e o Aratu Iate Clube, respectivamente, premiando os três veleiros mais bem colocados e suas tripulações.
Segundo Tiago Gonzalez, da Barlavento Consultoria, e um dos organizadores do evento, “A parceria entre o Iate Clube de Aracaju, o Aratu Iate Clube e o Barlavento formou a base necessária para transformar em realidade o sonho de uma regata oceânica em Sergipe. O Aratu Iate Clube é uma referência nacional na vela, com mais de 300 veleiros e uma estrutura de nível internacional. ”
O evento tem a chancela da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Sergipe, que preza por todos os itens de segurança à navegação, e ainda irá vistoriar os veleiros participantes permitindo que embarcações e velejadores cruzem as águas costeiras. O Capitão dos Portos de Sergipe, Alexandre Ferreira, juntamente com a equipe da CPSE, apoiado a organização da regata, e prezado pelo cumprimentos da NORMAM-03, que rege a navegação de lazer, esporte e recreio.
A largada da Regata Sergipe-Bahia será realizada no dia 1 de dezembro, às 7h da manhã, no trecho do litoral de Aracaju fora do Rio Sergipe. Os veleiros estarão ancorados em frente ao Iate Clube de Aracaju, no Rio Sergipe, durante os dias que antecedem a largada. A previsão de chegada dos primeiros veleiros na Baía de Todos os Santos é no sábado, 2 de dezembro, pela manhã.







4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CONTATOS
Programação:
11 de novembro, 11h, sábado: Ação Ambientec – Limpeza de praias no Vaza Barris.
25 de novembro, 16h, sábado: Evento de Lançamento da Regata no ICAJU.
30 de novembro, 19h, quinta-feira: Reunião de Comandantes no ICAJU.
1 de dezembro, 7h, sexta-feira: Largada Regata Sergipe-Bahia.
2 de dezembro, 17h, sábado: Sunset de Boas Vindas no Aratu Iate Clube.
3 de dezembro, 12h, domingo: Premiação Regata no Aratu Iate Clube.
Organização da Regata:
– Barlavento Consultoria – https://www.instagram.com/barlaventoconsultoria/
– Iate Clube de Aracaju – https://www.instagram.com/iateclubearacaju/
– Aratu Iate Clube – https://www.instagram.com/aratuiateclube/
Apoio:
Marinha do Brasil (CPSE)
FVOBA (Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia)
Barlavento Vela
Teaser Comunicação.
Patrocínio:
Cerveja Corona (Ambev) – https://www.instagram.com/coronabrasil/
Ambientec Soluções Sustentáveis – https://www.instagram.com/ambientecs/
Duo Gourmet – https://www.instagram.com/duogourmet/?hl=pt-br
Z6 Náutica – https://www.instagram.com/z6nautica/
CONTATO ORGANIZAÇÃO
Tiago Gonzalez (Barlavento): Telefone 79 99191-3201
Rodrigo de Freitas (Cap. de Flotilha Veleiros de Oceano de Sergipe): Telefone 79 99143-0008
E-mail: tiagovela1979@gmail.com
Site: https://barlaventovela.com/


Deixe um comentário