História da Vela Esportiva Brasileira

O Brasil é muito mais que o pais do futebol. Somos uma potência mundial em diversos esportes, e principalmente na VELA, com 18 medalhas olímpicas na modalidade, sendo 7 de ouro. É a modalidade em que o Brasil tem o maior número de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.

Recentemente foi lançado um registro fundamental para o resgate e fortalecimento da história da Vela no Brasil. O livro Vela Esportiva Brasileira, de autoria do jornalista Murillo Novaes, possui capa dura, e conta nas suas 224 páginas a história da Vela brasileira, os resultados e as grandes competições que marcaram o esporte.

Segundo o autor, “o objetivo do livro é fazer um documento que as novas gerações pudessem ler e entender. Hoje se você fizer um livro de texto denso perderíamos uma série de leitores da nova geração. É um livro que pode ficar do seu lado para ir consultando, é um livro bonito e dessa forma vai sabendo da riquíssima história da vela brasileira.”

Dois dos recentes episódios do Hashtag Sal – programa online que destaca a vida de velejadores e conteúdo bem rico e relevante sobre vela de cruzeiro e esportiva – apresentaram o livro e abordaram de forma bem ilustrada o conteúdo da publicação do Murillo Novaes.

UM POUCO SOBRE VELA ESPORTIVA NO BRASIL
Chamada de iatismo até o ano 2000, a vela integra o programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas 1896. No entanto, a falta de participantes fez com que a estreia da modalidade ocorresse somente em Paris 1900. Desde então, 47 classes diferentes já distribuíram medalhas no evento.

No Brasil, a vela começou a ganhar espaço em 1906, após a fundação do Yacht Club Brasileiro, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, o clube muda sua sede para Niterói. A primeira prova nacional foi realizada somente em 1935.

Entre 1941 e 2007, a administração da modalidade no país ficou a cargo da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM). Desde 2013, a gestão está sob responsabilidade da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Referências:
COB – Comitê Olímpico Brasileiro
CBVELA – Confederação Brasileira de Vela