Dirigir e Velejar! A importância da Teoria no aprendizado da vela

Dirijo há cerca de 20 anos – isso mesmo… estou falando de um automóvel – e me considero um bom motorista. Mesmo tendo essa qualidade, não conheço praticamente nada do funcionamento do carro, sua mecânica e a importância e funcionalidade de cada peça.
Você deve estar se perguntando “o quê dirigir um carro tem a ver com vela e navegação?”, e eu vou esclarecer sua dúvida!
Eu posso ser um ótimo motorista sem entender nada do funcionamento do carro… mas não é possível velejar bem e com segurança sem conhecer o veleiro e suas partes, e sem entender do vento e sua influência nas velas. Simples assim: no meu carro eu giro a chave na ignição e pronto… no veleiro não existe essa facilidade!

Nas aulas teóricas do Curso de Vela do Barlavento, o aluno tem contato com os principais fundamentos da vela, além de conhecer em detalhes cada parte de um veleiro, suas funções no manejo da embarcação, e a influência na regulagem das velas no desempenho do veleiro.

Confira alguns dos principais tópicos que são apresentados no curso:
1. Tipos de Veleiros
2. As partes de um veleiro
3. Montagem e desmontagem do veleiro
4. Regulagem das velas e bolina em relação à direção do vento
5. Manobras e mudança de curso
6. Lançamento e retorno à terra
7. Nós básicos
8. Previsão do tempo e marés
O velejador deve agir como um verdadeiro computador de bordo, analisando diversos elementos externos ao barco, como o rumo, o vento, a maré, além de constantemente ajustar as regulagens do veleiro para ter melhor desempenho.

timoneiro como uma calculadora


Comentários

Deixe um comentário